
Ora bem para quem não conheçe a Lenda de Sal Martinho...
O soldado Martinho e o seu manto.
De acordo com a lenda num certo dia frio e chuvoso de Outono, em Amiens, França, o soldado Martinho percorria de Seat Ibiza um determinado caminho. Numa das voltas do trajecto dá com um mendigo a pedir. Apiedando-se do homem, Martinho não tendo mais nada que oferecer (agarrado!!!) pega na sua espada e corta em dois o seu manto, estendendo uma das metades ao pobre (a parte mais pequena...), para que se protegesse do frio. Quase de imediato, cessou a chuva, começando a brilhar o Sol e ficando um inexplicável clima de Verão. Este acto de solidariedade ocorreu em Novembro, período anual do vinho novo e das castanhas, ao qual ficou para sempre associado. (já tinham olho pró negócio...)
Eu ontem fui "brindado" com o aparecimento deste grande maluco (Sal Martinho na foto amadora) que ainda não conhecia o
www.meteo.pt..., prá mim a cena do parar de chover foi caga... assim como esta Lenda tem tudo para ser portuguesa... vinho... castanhas... o pobre mendigo...
Só por causa disto vamos dar um baile... bora lá!
*************************************************
E agora prás meninas...isto não tem nada a ver mas achei que ficava bem...(que parvo!)
Em determinadas localidades portuguesas o dia 12 Novembro chegou a ser dedicado às mulheres dadas à “pinga”. Na Beira Baixa, as mulheres bêbedas tinham a sua padroeira: Santa Bebiana. Aí, os festejos ocorriam a 2 de Dezembro e a lenda, sem fundamento, rezava o seguinte: Bebiana, ou Viviana,(cá está o bê e vê) nasceu em Roma e sofreu o martírio em 363,( F#d$do!!!!) por ordem de Juliano, o Apóstata. Que se saiba, a sua vida decorreu à margem do vinho, mas, segundo a tradição, é padroeira dos bebedores e epilépticos.
BBBBUUUUMMMMMBBBBAAAAAA!!!!!!!!!!!!